quarta-feira, 18 de junho de 2008

texto: fazer as mudanças possíveis

O texto de José Manuel Moran “Fazer as Mudanças Possíveis”, relata o real significado de mudar, na vida do ser humano.
Primeiramente, a palavra “mudança” nos causa impacto; pois mudar implica uma série de fatores aos quais não estamos habituados. Então, o que nos leva a mudar?
Pode-se dizer que em um mundo globalizado que nos leva a algumas perdas e consequentemente nos causa algum sofrimento, caracteriza-se muitas vezes um degrau de estímulo para a mudança.
Mudar requer coragem, constância, coerência e humildade, segundo Moran “nenhuma mudança é duradoura se não estivermos intimamente convencidos ou não quisermos profundamente”.
No texto de Moran acima citado, menciona que mudanças só acontecem quando: estamos prontos, estamos querendo de verdade, quando uma situação está insuportável, e queremos dar um basta.
As mudanças se caracterizam por: aparentes e complexas. As aparentes tornam-se irreais a partir do momento em que as escolhas são próximas das anteriores. As complexas dar-se-ão a partir de uma mudança radical e decisiva ou a mudança do vão e voltam quando a pessoa não está decidida para a mudança, ou seja, não é realmente o desejo dela.
Podemos ainda relatar a ilusão no processo de mudança, ou melhor dizer, achando que mudando de ambiente a vida irá mudar automaticamente; o que é ilusão, pois para onde quer que vamos sempre levaremos conosco: valores, crenças, percepções e formas de escolher e avaliar.

2 comentários:

Cibele disse...

Shirley, gostei desse texto. Ele nos leva a refletir sobre a nossa responsabilidade em fazer acontecer mudanças. Acho q essa resistencia do ser humano é pelo medo que as mudanças trazem as nossas vidas. Mudar implica em refazer caminhos, repensar a vida.
Abraços
Cibele/NTE

CarlArtes disse...

Oi Shirley !
A mudanças na nossa vida são sempre difíceis pois precisam que a gente faça uma força danada para alcançá-las e isso dói demais.
Por isso elas só acontecem quando realmente queremos, só dependem de nós.
E o que acontecerá depois que nós mudarmos? Aí outros também precisam mudar! E esse é outro assunto bastante complicado.
Beijo...Carla